Como a gestão de documentos pode auxiliar as escolas e instituições de ensino?

Olá, pessoal!

O ano novo no Brasil – como muitos dizem – começa em março depois das festas de carnaval. Com o término da folia e quase no final do verão, o mês também é marcado pelo início do ano letivo nas escolas, faculdades e diversas instituições. Quem administra um negócio voltado ao ensino sabe da dificuldade que é o levantamento, arquivamento da papelada que uma escola pode gerar, não é verdade? E quem leciona sofre tanto quanto pela quantidade de material que é impresso e corrigido em salas de aula.

Uma instituição de ensino, assim como qualquer outro negócio gera inúmeras informações em documentos impressos, sejam planilhas de aula, contratos estudantis dos alunos e trabalhistas dos funcionários, certificados e currículos, materiais de apoio às aulas, provas, entre muito outros. Só de falar, já imaginamos mais e mais pastas e escaninhos lotados de papéis grampeados que são verdadeiros pesadelos na vida de professores, diretores e até mesmo dos alunos. O meio físico do papel atrapalha qualquer catalogação de conteúdo, pois para encontrar qualquer informação é necessária a investigação minuciosa de pilhas de papéis e – convenhamos – um bocado de sorte para que encontre logo o que se está procurando. Não precisamos nem destacar o quanto essa tarefa desafortunada pode exigir em tempo e esforço em uma instituição, certo?

Como a gestão de documentos pode auxiliar as escolas e instituições de ensino?

E você já reparou o duro trabalho dos professores ao ter que corrigir maços gigantescos de exames periódicos como testes e provas? O esforço sempre em uma prova por vez, uma resposta por vez, um aluno por vez… Cansativo, não?

O que mais me encanta no CaptureDOC não é por se tratar de uma ferramenta voltada para a gestão de documentos ao gerir a informação das empresas de forma rápida e otimizada, mas a capacidade de ser uma ferramenta tão versátil para o dia a dia de diferentes empresas! É o caso das escolas e instituições de ensino que não só recebem uma solução capaz de catalogar e referenciar documentos financeiros e contratuais, permitir o fácil acesso às informações, assim como também é utilizado para a correção ágil de provas e avaliações, diminuindo quase 90% do tempo gasto para essas finalidades e do local de armazenamento desse material físico.

Como a gestão de documentos pode auxiliar as escolas e instituições de ensino?

Exemplo de correção de provas pelo CaptureDOC.

Por que a automação da correção de provas é necessária?

Como você já pode perceber, corrigir provas toma um tempo absurdo dos professores que poderiam se dedicar a diversas outras tarefas benéficas para os alunos, como: melhorar o planejamento de aula, aperfeiçoar seus conteúdos e, principalmente, aprimorar o seu conhecimento.

Atualmente, a automação de processos se torna quase que obrigatória quando a preocupação do gestor é a produtividade de seus funcionários e para com os professores, não pode ser diferente! Então, por que condenar seus docentes a corrigir provas manualmente? Se você ainda se encontra em dúvida, aqui vão 6 motivos para você escolher o CaptureDOC e reeducar os processos de correção de sua instituição de ensino:

1.    Otimizar seu tempo

Tempo livre para aperfeiçoamento é um dos maiores benefícios que o CaptureDOC oferece para a sua escola, pois, geralmente, o professor passa o dia inteiro em salas de aula e precisa do período da noite para corrigir as avaliações, ao invés de aproveitar o descanso para investir em seus conhecimentos e materiais de uso em sala de aula, concorda?

Nossa interface, permite que o docente possa corrigir provas até mesmo do celular de forma automática, segura e em minutos!

2.  Organização

Com o sistema CaptureDOC de automação de correção de provas, os professores, coordenadores e diretores criam diferentes turmas o que facilita a organização das informações. Adeus, escaninhos! 😉

3.  Controle

Perdeu alguma prova? Isso jamais aconteceria se a sua escola contasse com a solução de correção de provas! Todos os documentos no CaptureDOC, além de analisado para conferir as suas devidas notas também são arquivados digitalmente, o que possibilita o melhor controle de toda a documentação das avaliações corrigidas.

4.  Histórico dos alunos

Com as informações salvas das provas, fica muito mais propício para os docentes entenderem o histórico de desempenho dos alunos. Isso possibilita focos diferenciados para determinados estudantes com dificuldades frente às avaliações e progresso durante o período letivo.

5.  Motivação

É inegável que para todo professor, corrigir provas é um dos trabalhos mais cansativos de sua responsabilidade, pois como percebemos, atrapalha o descanso, comprometendo a apropriada correção das questões, causando, principalmente, desmotivação.

6.  Fácil de usar

Mesmo que você não seja um docente simbiótico à tecnologia, a interface do CaptureDOC é incrivelmente fácil de usar e contamos com diferentes tutoriais para você começar a usar a ferramenta e deixar de se preocupar com as provas, mas com o rendimento de sua turma!

Escolha a alternativa correta para a sua escola! Experimente a solução multiuso do CaptureDOC, reeduque os processos de gestão da informação da sua instituição de ensino, contando com mais agilidade e eficácia para a gestão da educação de seus alunos!

Compartilhe

Saiba mais sobre